domingo, 21 de julho de 2013

Leitura: Como escrever para a web - Capítulo 1


Capítulo 1: Comportamento do usuário: O que dizem as pesquisas



"Percebemos, porém, que à medida que o texto aumentava, a leitura diminuía" (Pegie Stark Adam). Fragmento retirado de uma pesquisa realizada pelo Poynter Institute (Centro de pesquisa e educação em jornalismo com sede na Flórida), EyeTrack07, sobre a leitura on-line.

"As pesquisas estabeleceram que o comportamento de leitura palavra por palavra, em comparação com o de 'escaneamento' da página, é afetado por alguns fatores, como o nível de alfabetização e o tamanho da letra".

"Os pesquisadores do Eyetrack III descobriram que o uso de tipografias menores motiva o que eles chamam 'visão focalizada', ou seja, ler as palavras, enquanto as tipografias maiores promoviam o 'escaneamento'. Obviamente, o conselho não é reduzir a tipografia, se você quer que as pessoas leiam".

"... quando há uma lista de títulos numa página inicial, o usuário os escanea ou folheia verticalmente, sem lê-los completamente; ele se concentra na parte esquerda deles. Se as primeiras palavras não os capturarem, passam reto. Na média, um título tem menos de um segundo da atenção do usuário".

Nenhum comentário:

Postar um comentário