terça-feira, 23 de julho de 2013

Leitura: Como escrever para a web - Capítulo 3

Capítulo 3: Use a pirâmide invertida!


"Utilizar a estrutura de pirâmide invertida, na definição tradicional, significa começar o texto com a informação mais importante e depois prosseguir na ordem decrescente de importância".

"Segundo Mencher, a pirâmide invertida permaneceu porque satisfaz as necessidades dos usuários dos meios de comunicação. 'Os leitores desejam saber o que aconteceu, assim que a matéria começa a se desenvolvier. Se for interessante, prestarão atenção. De outra forma, irão a outro lugar. As pessoas vivem ocupadas demais para parar sem nenhum recompensa', diz".

"A origem da pirâmide invertida está ligada à invenção do telégrafo, em 1837, e à preocupação de que a transmissão pudesse ser cortada. Tratava-se de entregar a mensagem o quanto antes. Uma lógica similar funciona na Web: a ideia é que, no instante (menos de um segundo, segundo o EyeTrack III) em que um título captar a atenção do usuário, ele deve ser suficientemente eloquente para dizer de que trata a informação ou matéria (aqui incluímos áudio e vídeo, normalmente apresentados por linhas de texto), para ver se vale a pena lê-la, assisti-la ou ouvi-la ao clicar no link".

"'A redação em pirâmide invertida é útil para os jornais porque os leitores podem parar a qualquer momento tendo lido as partes mais importantes do artigo', dizia Jakob Nielsen no trabalho 'Pirâmides invertidas no ciberespaço', de 1996".

"Na Web, a pirâmide invertida chega a ser até mais importante, já que sabemos por vários estudos que os usuários não rolam a tela, e portanto muito frequentemente eles leem só a parte superior do artigo".

"Em seu trabalho 'Os cinco elementos da narrativa digital', Nora Paul e Cristina Fiebich definem a não linearidade como a possibilidade oferecida ao usuário de alterar a ordem de acesso ao conteúdo'. 'Se o usuário pode alterar a ordem de acesso - a ordem em que a matéria é contada -, o conteúdo é não-linear. O conteúdo não-linear pode ser acessado da maneira que o usuário desejar. É ele que determina a ordem da narrativa; ele pode escolher começar em mais de um lugar, e pode saltar uma ou mais partes da matéria de acordo com o que decidir. Cada segmento da matéria é uma matéria em si mesma. As matérias não lineares são projetadas tendo em mente a exploração individual'".

"Portanto, esperaríamos que os escritores da Web aartissem seus escritos em peças menores e coerentes, para evitar as páginas longas com rolagem vertical. Cada página estaria estruturada como uma pirâmide invertida, mas o trabalho inteiro brilharia mais como um jogo de pirâmides flutuando no ciberespaço do que como um artigo 'tradicional'. Infelizmente, é difícil aprender este estilo de redação".

Quando pensar em escrever um artigo para Web, pense no tempo que seu leitor levará para lê-lo:

  • "Artigos curtos: 600 palavras. Sua leitura leva 3 minutos, a um ritmo de 200 palavras por minuto."
  • "Artigos longos: 1.000 palavras. Sua leitura leva 5 minutos, também presumindo 200 palavras por minuto."(Jacob Nielse, 2007)

"O título da tag vem sendo consistentemente o fator mais importante de SEO (Search Engine Optimization, otimização para buscadores) nos últimos anos". [Andy Hagans)


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